Em 2013 o Desfile Estudantil Municipal da Semana da Pátria acontecerá no dia do Aniversário de São Luís, 08 de setembro, com concentração a partir de 7h30 na Praça João Lisboa. O evento organizado pela Secretaria de Educação terá por tema “São Luís: um lugar especial, uma viagem inesquecível” e contará com a participação de cerca de 1.200 alunos de 24 Unidades de Educação Básica.

“Optamos pela realização do Desfile no dia 08 de setembro nesse ano para que pudéssemos homenagear nossa cidade no dia do seu aniversário, comemorando a data junto com a população de São Luís”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe.

Além da mudança na data, o Desfile Estudantil Municipal retoma a proposta do evento ser realizado no Centro Histórico. A concentração acontecerá às 7h30 na Praça João Lisboa, de onde os alunos sairão às 8h. O percurso inclui ainda um trecho da Rua do Egito, Beco da Sé, Avenida Dom Pedro II contornando o Palácio dos Leões e Banco do Brasil. A dispersão ocorrerá na Praia Grande, às 11h30.

O desfile foi divido em oito pelotões, cada um apresentando uma temática da diversidade cultural da cidade de São Luís, evidenciando os temas: “Formação Étnica”, “Literatura”, “Religiosidade”, “Artesanato”, “Gastronomia”, “Música” e “Festejos”.

Com o evento, a Secretaria de Educação objetiva contribuir com o desenvolvimento do sentimento pátrio dos alunos, estimular a participação dos estudantes em ações cívicas e através da abordagem da diversidade cultural do nosso patrimônio despertar em cada um dos presentes a necessidade de preservação dos bens históricos e culturais.