O Clean Up The World (CUW), conhecido como o Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios, Lagos e Lagoas, será realizado no próximo sábado (21), em São Luís e no interior do Estado. O evento terá atividade de mutirões para recolhimento de resíduos nas praias, no entorno de rios, lagoas e florestas. Serão mais de 20 pontos de coleta distribuídos na capital e nos demais locais.

De acordo com a programação, o Dia Mundial de Limpeza das Praias, será realizado das 13h às 15h (conforme a tábua de marés), em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Barreirinhas, Caxias, Pinheiro, Pindaré Mirim, Apicum Açu, Colinas, Paulino Neves, Água Doce do Maranhão e Icatu.

Na capital maranhense, o evento será realizado nas praias ao longo da Avenida Litorânea, Olho d´Água e da Guia e, ainda, na Lagoa da Jansen e na Área de Proteção Ambiental do Itapiracó. Na APA do Itapiracó, o evento será realizado das 8h às 10h.

A expectativa da Sema é de que este ano mais de 6 mil pessoas participem do Clean Up The World como voluntárias. O objetivo é colocar em prática o princípio primordial da agenda 21, que preconiza o agir localmente pensando globalmente.

Qualquer pessoa poderá participar do mutirão de limpeza, como voluntário individual ou participar de um grupo. As inscrições poderão ser feitas no site da Sema ou nos locais do evento, de acordo com as orientações descritas nas fichas de inscrição. As crianças só poderão participar se estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Cada voluntário levará consigo uma sacola biodegradável com capacidade de até 3 kg para acondicionarem o lixo e um par de luvas que serão fornecidas pela Sema e entregues no local do evento. Quando essas sacolas estiverem cheias, serão entregues pelos voluntários nos ecopontos ao longo dos percursos para serem recolhidos.

O material (resíduos) recolhido será transportado em caminhões, cedidos por empresas parceiras, para destinação final correta. O peso de todo o material reciclável recolhido será revertido em bonificação na conta de energia de uma instituição filantrópica a ser definida pela Sema em parceria com o projeto EcoCemar.