A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel), prorrogou até o dia 24 de outubro o prazo de inscrições para os Jogos Estudantis e da Juventude 2013. Os Jogos acontecerão de 15 a 28 de novembro e envolverão até cinco mil alunos de 98 escolas da rede municipal de ensino.

O secretário de Desporto e Lazer, Raimundo Penha, explica que nos Jogos deste ano foram feitas algumas modificações importantes, que beneficiarão um número maior de estudantes. “É importante lembrar que inserimos três novas modalidades de competição: capoeira, karatê e natação, porque queremos disseminar ainda mais a prática destes esportes. Também adicionamos a categoria juventude, que inclui alunos de 17 a 29 anos, porque queremos oferecer inclusão social e acesso ao esporte para os alunos mais velhos que nos jogos passados não puderam participar”, destaca.

O secretário explica ainda que os Jogos serão realizados no primeiro ano da atual gestão para reafirmar o compromisso do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com o incentivo ao esporte. “Nas gestões passadas, as competições aconteceram apenas uma vez em quatro anos. Nossa meta é transformar os Jogos Estudantis e da Juventude em uma tradição escolar, como parte do nosso calendário esportivo anual”, afirmou Raimundo Penha.

A prorrogação do prazo de inscrições visa abranger um número maior de escolas e alunos, a fim de oferecer mais tempo para que as modalidades sejam escolhidas. A Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel) encaminhou para cada uma das escolas as fichas de inscrição e regulamento de cada modalidade. Os diretores das unidades de ensino deverão enviar as fichas preenchidas para a Secretaria dos Jogos, localizada no Parque do Bom Menino, até a data indicada, das 8h às 19h.

SOBRE OS JOGOS

Os Jogos Estudantis e da Juventude acontecerão de 15 a 28 de novembro e contemplarão as categorias feminino e masculino, envolvendo alunos de 12 a 29 anos de 94 escolas da rede municipal de ensino nas competições.

A abertura dos jogos será realizada no dia 14 de novembro, no estádio Nhozinho Santos. Para elaboração do regulamento de cada modalidade inserida nos jogos escolares, também será realizado um congresso técnico de 29 a 31 de outubro, com data e local a serem divulgados. Para resolução de dúvidas, a secretaria de Desportos e Lazer disponibilizou o e-mail jesdajuventude@gmail.com.

INCENTIVO AO ESPORTE

O incentivo ao esporte tem sido uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Na última semana foram entregues para 136 escolas da rede municipal novos equipamentos esportivos para incentivar a prática do esporte. Cerca de 60 mil alunos serão beneficiados. Cada escola recebeu bolas de handebol, basquete, futsal, vôlei, rede de basquete, rede de vôlei, rede de futsal e futebol de campo, jogos de dama e a bandeira brasileira. Ao todo, mais de dois mil itens foram entregues. No total, serão contemplados 99 escolas e 37 anexos.

Ação também desenvolvida para incentivar a prática esportiva, a Prefeitura lançou o projeto “Torcedor do Futuro”. A iniciativa tem por objetivo formar futuros torcedores maranhenses, aproximando os jovens torcedores dos estádios, estimulando o hábito de frequentar os jogos e dar acesso a esse tipo de lazer para as crianças mais carentes do município.

Outra iniciativa do Município foi a reativação de 68 escolinhas esportivas através do projeto Movimento e Resgate. Os núcleos são mantidos diretamente pela Semdel e cada tem capacidade para atender até 75 crianças. As modalidades atendidas são futebol, karatê, handebol, atletismo, futsal, capoeira, judô, basquete e vôlei. Nas escolinhas são atendidas crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos. A Prefeitura também entregou material de apoio para outros 10 departamentos de futebol de bairros.